Biografia

Katie Melua é uma cantora compositora de nacionalidade britânica/georgiana, nasceu em Kutaisi, Geórgia em 16 de Setembro de 1984. Com oito anos de idade muda-se com a família para Belfast na Irlanda de Norte, onde aprende a falar inglês nas duas escolas que aí frequentou. Com 14 anos muda-se para Londres, Inglaterra e é aí com 15 anos que participa numa competição de talentos numa estação de televisão, onde sai vencedora interpretando o tema "Without You" de Mariah Carey.

Pouco tempo depois entra na Brit Scholl for Perfoming Arts & Technology em Croydon, Surrey. Ela começa por tocar guitarra e escrever os seus próprio temas. Durante o período em que permanece na escola as suas qualidades chamam a atenção do produtor e compositor de música Mike Batt, que numa visita à escola e procurando uma artista capaz de cantar Jazz e Blues de uma maneira atraente. Depois de tocar para Mike Batt uma canção que ela própria tinha escrito em honra de Eva Cassidy, Katie assina com a editora de Batt um contracto para a gravação de cinco albums. Katie continua a estudar na escola até completar os seus estudos, onde é graduada com distinção em Julho de 2003.

Katie Melua é uma pérola, sucesso de crítica e vendas, esta jovem cantora e compositora, é uma das mais talentosas artistas do cenário musical internacional. Ao todo são mais de 9 milhões de cópias vendidas em todo o Mundo desde o ano de 2003. Seu primeiro álbum “Call Off The Seach” foi lançado em Novembro de  2003 e em apenas 5 semanas já tinha vendido 1 milhão de cópias. Criar um disco sem apelo comercial, apenas em busca da qualidade, é um bom motivo para o ouvir com toda a atenção a sua música. Artistas que cantam por prazer à arte e não em busca de dinheiro é um factor que  transmite credibilidade e respeito. A voz de Katie é doce e serena. Quando surgiu e despontou para o sucesso tinha apenas 18 anos e já demonstrava um imenso potencial. Jovens como ela são a salvação para a música.

O seu segundo álbum foi lançado em 2005 com o nome de “Piece By Piece”. Nele ouvimos uma das suas músicas mais famosas “Nine Million Bycicles”, seu vídeoclipe é um dos melhores trabalhos feitos por Katie, onde ela é arrastada pelo chão e passeia por diversos lugares do Mundo, chegando até o céu. “I Cried For You”, uma de suas canções mais tristes e “Thank You, Star”, música que injustamente não se tornou single, estão presentes no repertório ao lado da “On The Road Again” e da faixa título “Piece By Piece”. “Spider’s Web” completa a sequência de canções escolhidas do segundo álbum para integrar o disco. Recordamos ainda que este álbum, vendeu até à data 7,5 milhões de exemplares.

Em 2004 e 2005 Katie Melua foi a artista que mais vendeu no Reino Unido e em 2006 tornou-se a cantora britânica com mais vendas no mundo.

Em 10 de Agosto de 2005 Katie torna-se cidadã britânica.

Pictures”, seu terceiro álbum sai em 2007, mostrou pequenas mudanças na sua sonoridade. O blues ainda estava lá, firme e forte, com  “Pictures” Katie Melua  aos 22 anos, já conquistou um estatuto ímpar na cena internacional. Neste disco assume-se com uma vocalista única, cuja presença e interpretação não têm igual. "If The Lights Go Out", "Mary Pickford", "If You Were A Sailboat", são 3 dos 12 temas de grande sucesso e de grande qualidade deste álbum.

"The House" o quarto álbum sai em Maio de 2010 e depois de vários anos na companhia de Mike Batt como produtor, Katie entra numa nova fase da sua carreira. Gravado na Air Studios em Londres,  o novo álbum conta com a produção de William Orbit  e vê Katie escrever por conta própria, na companhia de Guy Chambers, Rick Nowels, Mike Batt e cantor-compositor e amigo de longa data Polly Scattergood. O álbum resultante, intitulado "The House" foi descrito com uma sonoridade épica, dramática e aventureiro e, ao mesmo tempo atraente para os fãs de Katie, prometendo também alcançar uma nova audiência.

Em 09 de Março de 2011 começa em Dresden na Alemanha a Tour Europeia de 2011, que a levará a visitar 13 países, num total de 52 concertos. A 13 e 14 Março, Katie Melua actuou em Lisboa e no Porto, em dois concertos fantásticos realizados no Campo Pequeno e no Coliseu do Porto. 

Em Março 2012 é lançado o quinto álbum de estúdio 'Secret Symphony ". Katie começa uma nova série de concertos no Ronnie Scott, em Londres e afirma então: "Neste disco eu simplesmente queria encontrar belas canções e realmente cantar com o meu coração. 

Depois de um verão em digressão no continente europeu, Katie casou-se em Kew Gardens e regressa ao trabalho para uma longa digressão em Outubro e Novembro em que sua banda foi complementada por um quarteto de cordas. Além do lançamento de uma edição de luxo do Secret Symphony, foi lançado uma colecção digital "The Tracks That Got Away",  com lados B e favoritos ao vivo.

Dez anos depois do seu álbum de estreia, 'Call Off The Search', o sexto álbum de estúdio de Katie 'Ketevan' é lançado em 16 de Setembro de 2013, 29 º aniversário de Katie. O primeiro single de 'Ketevan' (que é o nome de nascimento georgiana Katie) é "I Will Be There", que estreou na Gala Coroação, no Palácio de Buckingham em 11 de Julho e foi escrita pelo colaborador de longa data Mike Batt, de propósito para o evento.

A canção é uma boa introdução para o novo álbum que vê Katie voltar a compor e trabalhar com Mike Batt e dois novos colaboradores, o filho de Mike, Luke (que co-produziu o álbum) e Toby Jepson.

Neste novo álbum a voz única e surpreendente de Katie, com uma maturidade e riqueza que se tem desenvolvido ao longo da última década, narra contos de amor e vida.

Quem está Online

Temos 28 visitantes e 0 membros em linha

English French German Italian Spanish